domingo, 29 de maio de 2011

Análise e resenha crítica: Ronaldo Fraga sobre o rio São Francisco

  
 Em 2008, o estilista Ronaldo Fraga homenageou o Rio São Francisco, o “Velho Chico”, em sua coleção no SPFW de primavera/verão 2009.

   Ronaldo Fraga surpreendeu o mundo da moda ao apresentar esta coleção.

   Na passarela se encontravam bacias de metal cheias de sal grosso espalhadas pelo chão, e cordas penduradas na boca da passarela, esses elementos foram usados para compor o cenário do desfile.

   O estilista conseguiu traspor a essência do maior rio brasileiro com a riqueza, beleza e a história, emocionando a todos.

   Nesta coleção Ronaldo Fraga misturou aos seus modelos mais amplos dando movimento a algumas peças com estampas de peixes, madeiras, bordadas, cheias de detalhes.

  O jeans foi o responsável por parte de destaque na coleção vindo como vestido com modelagens mais retas, com aplicações de gotas mais claras ou o mais evasês estampas de peixe. As calças estilo saruel, assim como as bermudinhas, também provocavam desejo de consumo, usadas com tops amplos mesclados com estampas exclusivas e bonitas.

  Através do desfile criou-se uma exposição, apresentando a cultura popular pelo olhar do Ronaldo.

  No “Velho Chico” o público poderá conhecer um pouquinho mais da história da região retratada em roupas, Maria Bethânia declama o poema “Águas e Mágoas do rio São Francisco”, escrito por Carlos Drummond de Andrade, nos 16 vestidos musicais que compõem o ambiente “A Voz do Rio”, ilustrações, e até um filme produzido, dirigido e narrado por Wagner Moura, um documentário sobre a cidade de Rodelas, no interior da Bahia, onde ele foi criado, que foi inundada para dar lugar à barragem da hidrelétrica de Itaparica. Sendo um dos ambientes mais emocionantes da exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário